Branding, a gestão da marca

O papel do publicitário é o de publicar e propagar da melhor maneira possível a imagem de produtos ou serviços que visam aumentar seus índices de vendas. O Branding é o processo de criação da identidade e cuidados da na criação de marcas. As marcas são representações por meio de ícones, símbolos ou signos que permite que as pessoas reconheçam imediatamente uma entidade de qualquer tipo, como se fosse um sinal de presença. Se gerenciadas adequadamente, traz valor ao produto devido à influência causada na decisão de compra. A marca de uma empresa tem que sintetizar todos os valores e soluções para possíveis necessidades dos seus consumidores.

A gestão da marca acontece de dentro para fora da organização. As atividades e estratégias para o desenvolvimento da marca precisam ter um foco interno além do habitual foco externo como a propaganda. Para isso é necessário elaborar um planejamento e estudo sobre o público-alvo e a própria marca e responder à algumas questões:

  •  Detalhamento do público-alvo: para que tipo de público é destinado este produto? Como ele se comporta?
  •  Definição do posicionamento da marca: que imagem visou projetar para os clientes? O que ela representa?
  •  Design e construção multissensorial: além de criar uma imagem é preciso explorar os cinco sentidos do consumidor e transmitir a promessa de sua marca na maioria deles.

Segundo Kotler “uma marca é um produto ou serviço que agrega dimensões que, de alguma forma, os diferenciam de outros produtos ou serviços desenvolvidos para satisfazer a mesma necessidade. Essas diferenças podem ser funcionais, racionais ou tangíveis – isto é, relacionadas ao desempenho do produto. E também podem ser mais simbólicas, emocionais ou intangíveis – ou seja, relacionadas ao que a marca representa”

Apesar das organizações impulsionarem a criação da imagem através de estratégias de marketing e outras ações, em último plano, a marca é algo que se instala na mente dos consumidores. É uma identidade perceptiva que tem origem na realidade, mas, que reflete as percepções, chegando até causar reações particulares nas pessoas.

O Branding é a ação de dotar serviços e produtos com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca num produto é preciso ensinar ao consumidor QUEM é o produto – dando-o nome e usando outros elementos de marca que ajudem a identifica-lo -, bem como a QUE ele se presta e POR QUE o consumidor deve se interessar por ele. O branding trata de criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seus serviços, de forma que sua tomada de decisão seja mais clara, definida e, nesse processo, gere valor à empresa.

Para que as estratégias de branding sejam eficazes e o valor da marca seja estabelecido, os consumidores devem estar convencidos de que existem diferenças significativas entre as marcas numa mesma categoria de produtos ou serviços. O segredo do branding é os consumidores não acharem que todas as marcas na categoria são iguais.

Criar logos com formatos inovadores e mensagens criativas para slogans já não é o suficiente para se destacar em meio aos concorrentes. É mais do que necessário ser diferente! ?

Fonte: Publicitários Criativos

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